Saúde e Bem Estar | COVID-19: Devemos ou não usar máscara?

Introduza o seu e-mail

COVID-19: Devemos ou não usar máscara?

12/04/2020 | Fernanda Cerqueira

Devemos ou não usar máscara? FOTO UNSPLASH Devemos ou não usar máscara? FOTO UNSPLASH

A Organização Mundial de Saúde não aconselha as pessoas sem sintomas de Covid-19 a usarem máscaras. A mesma regra foi seguida em Portugal, por orientação da Direção-Geral de Saúde que decidiu, recentemente, alargar o uso de máscaras à comunidade. O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças considera o uso generalizado de máscaras por todos como uma medida positiva no controlo da progressão da doença.

O que diz a Organização Mundial de Saúde?

Desde o início da pandemia, a Organização Mundial de Saúde tem defendido que o uso de máscaras é indispensável para os profissionais de saúde, que não podem trabalhar sem elas e enfrentam em muitos países problemas devido à escassez provocada pelo aumento da procura. Tem alertado também que o uso de máscara pode induzir um falso de sentimento de segurança na generalidade das pessoas, levando-as a esquecer outros comportamentos essenciais tais como lavar as mãos.

Um ponto que é unânime entre todos os especialistas é que o uso de máscara por si só não garante proteção. Necessariamente deve ser combinado com outras medidas, tais como respeitar o distanciamento social, lavar as mãos e ficar em casa, sendo esta última, na realidade, aquela que se tem mostrado mais eficaz a travar o vírus.

Pode consultar as recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre esta questão AQUI.

O que diz o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças?

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças reafirma que o uso de máscaras pelos profissionais de saúde deve ter prioridade sobre o uso na comunidade. Contudo, reconhece que o uso máscaras pode servir como um meio adicional de combate à propagação do vírus, minimizando o risco causado pelos casos assintomáticos, ou seja pelas pessoas que têm o vírus e não revelam quaisquer sintomas, acabando por contaminar os outros sem o saber.

Admite, por isso, que o uso de máscara será positivo em locais fechados com muita gente, como centros comerciais e supermercados, ou quando se usa os transportes públicos.  

Em linha com a posição da Organização Mundial de Saúde, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças sublinha que o uso de máscaras faciais na comunidade deve ser considerado «apenas como uma medida complementar e não como uma substituição das principais medidas preventivas recomendadas para reduzir a transmissão na comunidade».

Pode consultar as recomendações da Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças sobre esta questão AQUI.

O que diz a Direção-Geral de Saúde?

Entre nós, a Direção-Geral de Saúde tem seguido as orientações da Organização Mundial de Saúde. No entanto, não deixa de estar atenta às mais recentes evoluções sobre o tema e após a publicação, no dia 8 de abril, da recomendação do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças sobre o uso de máscaras, a Direção-Geral de Saúde admitiu, a 13 de abril, o uso de máscaras pela comunidade em geral. Em causa estão as ditas máscaras sociais ou comunitárias e que deverão ser usadas pela população em geral em locais públicos fechados. E que são diferentes das máscaras cirúrgicas que continuarão a ser de uso prioritário pelos profissionais de saúde, idosos, imunodeprimidos e doentes crónicos, forças de segurança e bombeiros.

Esta é uma medida adicional de proteção ou como o Centro Europeu para o Controlo de Doenças referiu, na sua recomendação, «uma medida complementar». Isto porque muito pouco nos ajudará o uso de máscara se não cumprirmos o isolamento e distanciamento sociais, se não respeitarmos a etiqueta respiratória e se não lavarmos as mãos. 

Neste momento é muito importante que aprendamos a utilizar uma máscara corretamente, pelo que partilhamos consigo o vídeo da Direção-Geral de Saúde com todas as recomendações para a sua correta utilização. 

Fique bem, fique em casa. Fique connosco e lei ainda o nosso artigo Covid-19: Norma da DGS sobre o uso de máscaras já está disponível.

Artigo atualizado às 14h00, do dia 13 de abril, após a conferência de imprensa diária da Direção-Geral de Saúde e do Ministério da Saúde.