Habitação | Dicas para proteger a sua casa em tempo de Covid-19

Introduza o seu e-mail

Dicas para proteger a sua casa em tempo de Covid-19

11/04/2020 | Fernanda Cerqueira

Mantenha a sua casa protegida. FOTO UNSPLASH Mantenha a sua casa protegida. FOTO UNSPLASH

As nossas casas continuam a ser o local onde descansamos e onde estamos em família. Mas por estes dias são também a escola dos nossos filhos e o nosso local de trabalho. Requerem por isso especial atenção, não só na organização, mas também na limpeza. Até porque em tempo de luta contra a pandemia, as nossas casas são o nosso porto seguro.

Com base nas recomendações da Direção Geral de Saúde preparamos um guia com alguns conselhos para manter a sua casa protegida.  

  • Lave as mãos e coloque luvas. Retire as luvas e lave as mãos

As luvas vão proteger as suas mãos de qualquer contágio, mas também dos produtos de limpeza, nomeadamente, da lixivia que por estes dias é uma boa aliada na desinfeção da casa, mas não deixa por isso de requerer cuidado no manuseamento. Deve lavar as mãos, antes e depois da colocação das luvas. Se as luvas forem descartáveis, coloque-as no lixo. Se não, limpe-as com água quente e sabão. Quando terminar de limpar coloque a roupa que trazia vestida para lavar.

  • Especial atenção a corrimões, maçanetas e interruptores

É muito importante um cuidado adicional com estas superfícies em que toda a família toca várias vezes durante o dia.

  • Tudo limpo e desinfetado

As casas de banho devem ser limpas e desinfetadas com produtos que tenham detergente e desinfetante na sua composição. Comece pelas torneiras, lavatórios e ralos e só depois o mobiliário, a banheira ou chuveiro, a sanita e o bidé. Na cozinha opte por lavar as louças na máquina. Também pode lavar à mão, mas com água quente. Limpe e desinfete os armários, bancadas, mesa e cadeiras, não esquecendo os puxadores dos armários e das portas.

  • Deixe o sol entrar

É importante manter as casas arejadas. Aproveite o sol da primavera que já se faz sentir e abra as janelas para que ele possa entrar.

E quando chego a casa?

Há muitas pessoas que continuam a ter de sair todos os dias da segurança das suas casas para ir trabalhar. À parte destes casos vamos sempre precisar de sair para ir ao supermercado, à farmácia ou mesmo para passear o cão. São saídas necessárias, mesmo em período de quarentena, mas que nos obrigam a cuidados redobrados para não trazermos o perigo para dentro de casa. Para que ocorram sem nenhum risco, mantendo-se a si e à sua família em segurança, deixamos alguns conselhos.

  • Se conseguir deixe os sapatos à porta de casa

É um hábito para muitos de nós, mas agora tornou-se uma regra que todos devemos observar. Antes de entrar em casa, se conseguir, deixe os sapatos à porta.

  • Lave as mãos

Nunca uma frase foi tão repetida, mas este é o comportamento que pode fazer toda a diferença. Depois de entrar em casa, lave as mãos e limpe a maçaneta da porta.

  • Retire as roupas que usou e, se possível, tome um banho

As roupas que usamos na rua estiveram a proteger-nos, evitaram a exposição da nossa pele. Por isso, é recomendável que ao chegar a casa coloque a roupa que uso para lavar. Sobre a lavagem da roupa também há algumas recomendações. Nos casos em que isso seja possível, recomenda-se a lavagem a quente.

  • Limpar as patas dos cães antes de entrar em casa

Também em relação aos animais devemos reforçar alguns cuidados. Depois de um passeio e antes de entrar em casa, as patas devem ser limpas.

  • Limpar as maçanetas das portas ou o painel do elevador

Também as maçanetas das portas dos espaços comuns, os corrimões e o painel do elevador devem são devidamente limpos e desinfetados.  

Não deixe de consultar o artigo que a Deco publicou sobre este tema. Pode também assistir ao vídeo publicado pela Direção-Geral de Saúde com todas as orientações para limpeza de superfícies. Não se esqueça, queremos que fique bem!