Sociedade | COVID-19: Uma luz ao fundo do túnel

Introduza o seu e-mail

COVID-19: Uma luz ao fundo do túnel

21/11/2020 | Fernanda Cerqueira

Surgem as primeiras vacinas contra a COVID-19 com eficácia superior a 90%. FOTO UNSPLASH Surgem as primeiras vacinas contra a COVID-19 com eficácia superior a 90%. FOTO UNSPLASH

Tem sido um longo caminho, com avanços e recuos, mas por fim começa a surgir uma luz ao fundo do túnel.

Dos 11 projetos na fase 3 dos testes clínicos – a última antes do pedido de autorização para fabrico e comercialização – há três vacinas que apresentaram taxas de eficácia iguais ou superiores a 90%.

A norte-americana Pfizer e a alemã BioNTech anunciaram o fim dos ensaios clínicos da sua vacina, com uma eficácia de 95% na prevenção da Covid-19. A farmacêutica Moderna revelou que a sua vacina experimental alcançou uma taxa de eficácia de 94,5%. Também a vacina russa Sputnik V alcançou idênticos resultados, com uma taxa de eficácia superior a 90%.

Ainda na fase 2, mas como resultados muito animadores, sobretudo pela especial segurança e eficácia em pessoas mais velhas e, por isso, mais vulneráveis à Covid-19, está a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca - ChAdOx1 nCoV-19. Muito promissora, ainda que na fase 2, é também a Coronavac, a vacina desenvolvida pelos laboratórios chineses Sinovac.

Estas são notícias que nos encorajam! A cada dia que passa estamos mais próximos de recuperar as nossas vidas tal como sempre as conhecemos. Mas, até lá, cabe-nos fazer a nossa parte. Usar máscara, respeitar a distância física e a etiqueta respiratória.

Por si, por todos nós!