Introduza o seu e-mail
O impacto que o COVID-19 continua a ter na saúde mental da população em geral e em especial da população de mais velha é um facto.
O isolamento a que somos sujeitos, as limitações, mesmo que menores, no convívio entre familiares e amigos, e a diminuição de alguns hábitos saudáveis que só agora começam a retornar, não ajudaram a manter o equilíbrio psicológico e emocional tão necessário para a nossa boa longevidade.
É importante retomarmos algumas das rotinas mantendo os cuidados necessários, trabalhando as emoções positivas com:
- exercícios físicos,
- atividades recreativas e terapêuticas
- convívio social
O exercício traz não só benefícios físicos, mas também mentais promovendo a liberação de endorfinas, conhecidas como as hormonas da felicidade, que ajudam a regular os níveis de stress e ansiedade.
É importante pensar em exercícios adequados a nossa rotina de prática bem como a nossa idade podendo incluir exercícios adaptados, trabalhando por exemplo exercícios de força, de estabilidade e de equilíbrio, que é importante sempre, e particularmente quando passamos os 40 anos.
Uma boa pratica pode ser fazer caminhadas. Não perca um dos nossos artigos sobre este tema.
Inclua estas atividades na sua vida pois elas visam fazer com que possa descontrair e conviver. Para isso, pense em ir ao teatro, a um museu ou ver uma boa sessão de cinema…
E se o fizer acompanhado, só tem a ganhar. A interação com outras pessoas evita o isolamento e a solidão, ajudando a passar o tempo sendo muitas vezes uma boa forma de troca de opiniões e ideias que nos trazem novas perspetivas e nos desafiam mentalmente. São boas atividades para manter a nossa boa longevidade.
Os laços afetivos com os membros da família e amigos são essenciais para o nosso bem-estar emocional e psicológico. E se nos damos bem com a nossa família e amigos, são sempre momentos que devemos aproveitar para criar ou reavivar boas memórias.
Programe ir visitar ou receber a visita de amigos ou elementos da sua família. Caso ainda não seja possível, não deixe de ligar ou contactar amigos ou familiares para manter a ligação e por a conversa em dia.
Pela sua saúde mental! Nunca é demais recordar estas boas práticas.
Não perca o nosso artigo sobre a importância da amizade