Cuidar da nossa saúde mental | Sociedade

Introduza o seu e-mail

Cuidar da nossa saúde mental

06/05/2021 | Sofia Alçada

Importância de estarmos bem psicologicamente Importância de estarmos bem psicologicamente

O impacto provocado pelo COVID-19 na saúde mental da população em geral e em especial da população de mais idade tem sido muito falado e discutido.

O isolamento das pessoas, as limitações no convívio entre familiares e amigos e a impossibilidade de manter alguns hábitos saudáveis prejudicam o equilíbrio psicológico e emocional.

Com a entrada na terceira fase do plano de desconfinamento, é importante retomarmos algumas das possíveis rotinas, trabalhando as emoções positivas com exercícios físicos, atividades recreativas e terapêuticas e mantendo um equilíbrio através da alimentação.

 

O que podemos fazer para melhorar a saúde mental:

  • Praticar exercício físico de forma regular.

Como sabemos o exercício traz não só benefícios físicos, mas também mentais promovendo a liberação de endorfinas, conhecidas como as hormonas da felicidade ajudando a regular os níveis de stress e ansiedade. É importante pensar em exercícios adequados a idade podendo incluir exercícios adaptados, trabalhando por exemplo a força, a estabilidade e o equilíbrio.

Uma boa pratica pode ser fazer caminhadas. Não perca um dos  nossos artigos sobre este tema.

  • Atividades recreativas e lúdicas. 

Estas atividades visam descontrair e conviver – ir ao teatro, museu, cinema… E se o fizer acompanhado, só tem a ganhar. A interação com outras pessoas evita o isolamento e a solidão, ajudando a passar o tempo sendo muitas vezes uma boa forma de troca de opiniões e ideias que nos trazem novas perspetivas e nos podem desafiar mentalmente.

  • Visitas ou conversas com a família e amigos.

Os laços afetivos com os membros da família e amigos são essenciais para o nosso bem-estar emocional e psicológico.

Caso possa e em total segurança, permita-se a ir visitar ou receber a visita sempre com distanciamento e cuidados devidos. Caso ainda não seja possível, não deixe de ligar ou contactar amigos ou familiares para manter a ligação e por a conversa em dia.

Pela sua saúde mental!

Não perca o nosso artigo sobre a importância da amizade