Introduza o seu e-mail
Com alguns cuidados vai ser mais fácil manter a casa com uma temperatura confortável e sem recorrer tão frequentemente aos aquecedores a gás e elétricos.
Sabemos todos que de nada serve ligar qualquer forma de aquecimento se a casa não estiver bem isolada. Portas e janelas bem fechadas e qualquer frincha bem vedada, para que o frio não entre e o calor não saia.
Aproveite os meses do verão para substituir janelas ou portas mais antigas por modelos energeticamente mais eficientes. Já AQUI partilhamos que o Governo tem em curso um Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis que comparticipa parte do valor destas obras.
Igualmente importante poderá ser equacionar a aplicação de isolamento térmico exterior (vulgo capoto). O investimento é grande, mas os resultados compensam.
Sempre que o sol espreite deixe-o entrar. É morno, mas muito agradável, ótimo para a sua saúde e para tornar a casa mais confortável. Afaste os cortinados e abra as janelas 10/15 minutos para a casa arejar. Depois volte a fechar as janelas, mas mantenha os cortinados afastados permitindo que os raios do sol entrem e aqueçam o ambiente.
O suave crepitar da madeira a arde é uma daquelas imagens que nos transmite uma imediata sensação de conforto. Por isso se tem a imensa sorte de ter uma lareira, dê-lhe uso. Se não tem uma lareira, considere investir numa salamandra. Com as pellets ou a lenha, é certo que vai gastar bastante menos do que com aquecimento a gás ou elétrico.
Outra boa dica para manter a casa quente em dias frios é preparar refeições no forno. Além do conforto da comida quentinha, o calor do forno pode ser aproveitado para aquecer a casa.
Além destas dicas para manter a casa quente, recomendamos que também cuide de si. Vista as camadas de roupa necessárias para se sentir confortável, use pantufas dentro de casa e beba bebidas quentes ao longo do dia.