Saúde e Bem Estar | Dicas para cuidar da pele no verão

Introduza o seu e-mail

Dicas para cuidar da pele no verão

21/07/2019 |

cuidar da pele cuidar da pele

Pretende chegar ao final do verão com uma pele saudável depois de se ter exposto a temperaturas altas, desidratação, sol, cloro e água do mar? Muito bem, isso não é impossível se souber fazer frente às ameaças através de cuidados simples, mas redobrados, com a pele do rosto e corpo.

Limpar

Para cuidar da pele no verão, pode tomar até dois banhos diários por dia para manter a pele devidamente limpa e livre do suor, usando de preferência um sabonete antisséptico para eliminar as bactérias. O banho deve ser rápido e de preferência de água fria ou morna, o que é ótimo para a sua pele e excelente para combater a ansiedade, particularmente se se encontra numa fase de envelhecimento ativo e positivo.

Hidratar

Após o banho é importante passar um creme hidratante, particularmente nas zonas onde a pele tende a ficar mais seca, como pés, joelhos, mãos e cotovelos.

Mas, atenção, que a hidratação não é feita só com cremes. Para cuidar da pele no verão deve beber muita água, de preferência dois litros por dia para manter todos os órgãos irrigados (incluindo a pele) e a funcionar corretamente.

Secar

No verão deve manter a pele sempre seca para evitar o aparecimento de fungos que levam a micoses. Por isso, também se aconselha o uso de chinelos ou sandálias para que os seus pés não fiquem molhados de suor dentro dos sapatos ou ténis. Além disso, não deve partilhar toalhas em ginásios, piscinas e praias de modo a melhor cuidar da pele no verão e providenciar um envelhecimento ativo e positivo.

Proteger do sol

Não interessa se vai à praia ou não, meia hora antes de sair de casa no verão deve aplicar protetor solar e fazer renovação de 3 em 3 horas. Mas se for à praia deve ter cuidados redobrados: além do protetor solar, deve tomar banho de água doce quando chegar a casa para retirar o sal e a areia que tendem a ressequir a pele, facilitando as fissuras que podem permitir a entrada de micro-organismos no corpo. Depois do banho, aplique uma loção para depois do sol de modo a hidratar a pele danificada pelos raios solares, evitando a descamação e prolongando o bronzeado.

Esfoliar

É essencial para quem está a viver um envelhecimento ativo e positivo, fazer esfoliação da pele durante o verão, principalmente no rosto e nos pés, uma vez por semana para eliminar as células mortas e renovar a pele.

Evitar tratamentos de pele

Mesmo estando a viver um envelhecimento ativo e positivo com alguma preocupação com a sua imagem à mistura, não faça tratamentos de pele no verão, particularmente se implicarem a utilização de laser e produtos químicos porque, além de danificarem a pele bronzeada, podem causar manchas difíceis de remover.

Não é difícil nem dispendioso cuidar da pele no verão de modo a entrar nos meses frios com um corpo e um rosto radiante, hidratado e com aspeto visivelmente saudável.