Saúde e Bem Estar | Notícias no combate ao Covid19 dos quatro cantos do mundo

Introduza o seu e-mail

Notícias no combate ao Covid19 dos quatro cantos do mundo

10/04/2020 | Sofia Alçada

Noticias no combate Covid-19. Foto: Unsplash Noticias no combate Covid-19. Foto: Unsplash

Dos quatro cantos do mundo, se coloca o melhor de quem lida com vacinas e fármacos, ao serviço de todo o mundo, para que haja a solução para um problema que é de todos.

Aqui temos 3 exemplos do que se está a fazer pelo mundo neste combate:

Uma vacina com 80% de taxa de sucesso:

Existe uma vacina que farmacêutica J&J desenvolveu, e que se aponta que possa vir a ter 80% de sucesso, segundo afirma o seu vice-presidente executivo Paul Stoffels. A vacina já estará pronta para ser testada em humanos, com a perspetiva de que o primeiro milhão de doses possa estar disponível já no primeiro trimestre de 2021.

Eis aqui a noticia completa dada pelo jornal El Mundo

Coronavírus: Medicamento produzido por portuguesa pode ser solução

Apesar de a solução poder ser de origem portuguesa, a notícia vem do outro lado do mundo. Na Austrália, investigadores dizem ter descoberto o medicamento que consegue eliminar o novo coronavírus em dois dias. Chama-se ivermectina e é produzido por uma farmacêutica portuguesa, segundo o JN noticiou esta semana.

O ivermectina é um antiparasitário utilizado para tratar a cegueira dos rios por exemplo, que poderá também ser capaz de erradicar de forma definitiva o vírus responsável pela pandemia de Covid-19, em culturas de células. Com a vantagem de já existir sendo um genérico, a produção em escala pode ser realizada noutros países e não devendo ser cara.

Apesar destas boas noticias, teremos entre seis a nove meses para que se comprove o real resultado do medicamento. O diretor comercial da farmacêutica que detém este medicamento, a Hovione, refere que, "neste momento, têm de ser feitos estudos de fase três - já em pacientes - e terá de descobrir-se a dose terapêutica, para se apurar se, de facto, essa dose está dentro dos limites de toxicidade com que pode ser usado este produto". A boa notícia é o facto de se conhecer a molécula há décadas, o que "acelera o processo".

Covid-19 – Avigan é o medicamento experimental que vem do Japão

Como não há duas sem três, a outra boa notícia, publicada no jornal Observador, poderá vir do Japão, com mais um medicamento experimental para tratar a infeção do Covid-19.

Usado para tratar os sintomas de gripe, o Avigan está também a ser testado para os sintomas de doenças respiratórias causadas pelo coronavírus. Segundo o porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, existem já 30 países que pretendem testar este medicamento no tratamento de doentes do novo coronavírus.

 

Será sem dúvida uma questão de tempo até a comunidade científica chegar a uma solução entre os medicamentos e as vacinas. Até lá, cabe-nos a nós, comuns cidadãos, fazermos a nossa parte, ficando em casa ou restringindo as nossas saídas até que este surto esteja controlado e seja seguro voltar as nossas vidas.

Para uma maior longevidade, proteja-se e fique em casa. Estão a caminho, boas notícias. Há uma grande comunidade a lutar para chegar a solução. Vamos estar atentos e vamos conseguir! Até lá proteja-se e … fique connosco!