Gostava de ter uma casa futurista recheada de novas tecnologias? Com dispositivos automatizados e interligados? Em suma… gostava de ter uma casa que lhe facilitasse a vida?
Uma casa é muito mais que um local de abrigo. Uma casa é muito mais do que um quarto para dormir, uma casa de banho para fazer a higiene pessoal e uma cozinha para preparar as refeições. Uma casa é, segundo a domótica, um espaço ao seu serviço em contínua evolução.
Preparado para um envelhecimento ativo numa casa apetrechada de robótica?
O que é a Domótica?
Domótica! A palavra mistura “domus” (casa, em latim) com robótica e significa uma tecnologia responsável pela gestão de todos os recursos habitacionais de forma automática.
Este conceito surgiu da necessidade de encontrar soluções que dessem resposta ao desejo de querermos realizar o mínimo esforço nas atividades diárias e rotineiras de casa.
Assim, a domótica, para além de proporcionar um maior conforto e melhoria de vida aos seus utilizadores, introduz ainda novos conceitos, como a comunicação e segurança. Imprescindível para quem deseja construir um envelhecimento ativo e positivo.
Quais os principais benefícios da domótica?
- Aumento do nível de conforto.
- Facilidade de utilização.
- Maior controlo e segurança.
- Redução do consumo de energia.
- Valorização do imóvel.
O que pode fazer com a domótica em sua casa?
- Controlar a iluminação através de um botão! Com a domótica é possível programar vários tipos e intensidades a nível de iluminação, bem como controlar as tomadas elétricas. Isso permite-lhe escolher fácil e rapidamente o cenário que deseja: luzes adequadas a uma festa, a um jantar romântico, a uma sessão de cinema, entre muitas outras opções. E a par, outros sistemas e equipamentos podem ser acionados em simultâneo com a iluminação, como por exemplo o som.
- Controlar estores e persianas elétricas, tornando-os parte integrante dos seus cenários de iluminação para além do conforto associado.
- Controlar todo o sistema audiovisual e de som a partir de um único local.
- Desligar automaticamente todas as luzes da casa. Não precisa de se preocupar em as desligar uma a uma, nem procurar às escuras os interruptores, ou ligar a iluminação exterior quando começa a escurecer. Tudo isso pode ser feito de forma automática.
- Ativar automaticamente equipamentos de aquecimento, ventilação ou ar condicionado momentos antes de chegar a casa (num horário pré-definido)
- Ver em tempo real e longe de casa (por exemplo através do smartphone) as imagens que as câmaras de segurança captam no circuito fechado de sua casa.
- Ter num só interruptor várias funções: controle de som, luzes, temperatura ambiente, estores, etc.
- Ser informado em tempo real, se os alarmes de segurança forem ativados, mesmo que esteja longe de casa: devido a uma fuga de água, inundação, incêndio, quebra de vidros, assalto, etc.
- Dar à sua casa a aparência de estar habitada mesmo quando vai de férias ou de fim de semana, bastando para tal programar as luzes para acenderem a determinadas horas e em determinadas divisões.
- Controlar tudo remotamente através de um computador ou smartphone ligado à Internet. Isso inclui, por exemplo, abrir a porta de longe, programar a temperatura ambiente e fechar todos os estores.
- Poupar energia através das funções de regulação automática de intensidade da luz (ou seja, aproveitando a luz solar) e através da programação de consumos em horas mortas.
O cenário que acabámos de montar parece saído de um filme de ficção, mas é pura realidade.
Se tiver disponibilidade financeira e ousadia para instalar a domótica em sua casa, não hesite porque o seu processo de envelhecimento ativo também passa por aproveitar as vantagens das novas tecnologias a favor da sua total comodidade. E sim, pode também aplicar-se a sua casa. Para o seu maior conforto e segurança.