Introduza o seu e-mail
Para aproveitarmos ao máximo estas situações, podemos aliar o autoconsumo à domótica (casas inteligentes).
De repente estes dois conceitos não parecem ter muito em comum. No entanto ambos têm os mesmos objetivos: tornar a vida mais simples, contribuir para um consumo mais eficiente e ainda reduzir a fatura da luz.
O autoconsumo é uma forma de se produzir e consumir a própria energia. Para tal, será necessário a instalação dos painéis solares que irão capturar a energia solar e transformá-la em eletricidade de forma a abastecer a sua casa, evitando usar a energia da rede elétrica comum.
Com este sistema de produção de eletricidade, oferecerá um consumo mais eficiente, e o qual pode combinar a domótica.
A domótica permite transformar a sua casa em inteligente, isto é, alia a tecnologia a todos os equipamentos de forma a que se possam controlar e automatizar tudo aquilo que faz parte do lar, a partir do momento que tenha uma boa velocidade da internet.
Subir ou baixar as persianas de casa antes de sair do trabalho; colocar a máquina de lavar a funcionar a determinada hora; colocar em funcionamento o sistema de rega do jardim sem sair do sofá... estas são apenas algumas das tarefas que pode realizar de uma forma muito fácil.
Não esquecer que a domótica é um grande aliado na acessibilidade, pois permite que pessoas com alguma incapacidade fisica ou até mesmo pessoas de mais idade possam ser mais autonómas. Com a domótica basta um simples botão para levar a cabo qualquer ação dentro de casa.
Combinar estes dois conceitos tem como principal vantagem concentrar toda a energia produzida pelos painéis solares, e com a domótica é muito mais fácil: