Habitação | Eficiência energética: Como a domótica e o autoconsumo facilita a nossa vida?

Introduza o seu e-mail

Eficiência energética: Como a domótica e o autoconsumo facilita a nossa vida?

23/05/2020 |

Como garantir a eficiência energética - Foto: Unsplash Como garantir a eficiência energética - Foto: Unsplash

Para aproveitarmos ao máximo estas situações, podemos aliar o autoconsumo à domótica (casas inteligentes).

Autoconsumo e domótica: o que é e que relação podem ter?

De repente estes dois conceitos não parecem ter muito em comum. No entanto ambos têm os mesmos objetivos: tornar a vida mais simples, contribuir para um consumo mais eficiente e ainda reduzir a fatura da luz.

O autoconsumo é uma forma de se produzir e consumir a própria energia. Para tal, será necessário a instalação dos painéis solares que irão capturar a energia solar e transformá-la em eletricidade de forma a abastecer a sua casa, evitando usar a energia da rede elétrica comum.

Com este sistema de produção de eletricidade, oferecerá um consumo mais eficiente, e o qual pode combinar a domótica.

A domótica permite transformar a sua casa em inteligente, isto é, alia a tecnologia a todos os equipamentos de forma a que se possam controlar e automatizar tudo aquilo que faz parte do lar, a partir do momento que tenha uma boa velocidade da internet.

Subir ou baixar as persianas de casa antes de sair do trabalho; colocar a máquina de lavar a funcionar a determinada hora; colocar em funcionamento o sistema de rega do jardim sem sair do sofá... estas são apenas algumas das tarefas que pode realizar de uma forma muito fácil.

Não esquecer que a domótica é um grande aliado na acessibilidade, pois permite que pessoas com alguma incapacidade fisica ou até mesmo pessoas de mais idade possam ser mais autonómas. Com a domótica basta um simples botão para levar a cabo qualquer ação dentro de casa.

As vantagens de integrar autoconsumo com a domótica

Combinar estes dois conceitos tem como principal vantagem concentrar  toda a energia produzida pelos painéis solares, e com a domótica é muito mais fácil:

 

  • Uma fonte de luz: o facto de poder controlar simultaneamente, por exemplo, as persianas, enquanto as placas produzem eletricidade, significa que nunca faltará luz em sua casa.

 

  • Aparelhos e eletrodomésticos mais eficientes: a possibilidade de programar os aparelhos com a domótica significa que a energia excedente produzida pelos painéis solares é utilizada ao máximo.

 

  • Com painéis solares, estes sistemas de monitorização e controlo, dão-lhe informações em tempo real sobre o desempenho do painel e ainda confirmar se existem falhas.

 

  • Redução de tempo: relacionada a domótica e transmissão de informações, é possível detetar rapidamente se as placas precisam de alguma intervenção técnica. No entanto, tenha em conta que costumam ter um tempo de vida muito longo.