Cultura e Lazer | Em casa sem nada para fazer? Nós temos a solução

Introduza o seu e-mail

Em casa sem nada para fazer? Nós temos a solução

25/04/2020 | Fernanda Cerqueira

Tempo de qualidade em casa. FOTO UNSPLASH Tempo de qualidade em casa. FOTO UNSPLASH

Por esta altura já todos percebemos que os piores dias da quarentena são o sábado e o domingo. Durante a semana, entre o teletrabalho e a telescola, ninguém pára de segunda a sexta-feira. Mas ao fim-de-semana a história é outra. Pois bem, nós preparamos algumas sugestões para animar o seu fim de semana e sem sair de casa.

A boa notícia é que existem inúmeras ofertas disponíveis e todas gratuitas. Muitas delas foram criadas para tentar ajudar as famílias a se ocuparem durante este período de quarentena e por isso poderão estar disponíveis por tempo limitado. Mais uma razão para ficar em casa e aproveitar.

Livros gratuitos

Já aqui partilhamos que a Amazon abriu a sua plataforma disponibilizando livros em formato digital (os conhecidos ebooks) de forma gratuita. No nosso artigo - Passe o seu tempo, em boa companhia - contamos que a Imprensa Nacional Casa da Moeda tem disponíveis, para download gratuito, 15 livros da coleção "O Essencial sobre...".

Mas há mais! A Fnac e a Kobo criaram uma livraria digital com mais de 260 mil opções, incluindo audiobooks. Mais de 3 mil títulos são em português, os restantes são em inglês. Pode aceder através do site da Fnac ou da Kobo.

Ouvir podcasts

Quando, mais do que ler, apetece ouvir, vá à descoberta do mundo dos podcasts. Da cultura à política, do humor às conversas, há opções para todos os gostos, feitas por cá e no estrangeiro.

Na área da literatura, sugerimos o podcast Biblioteca de Bolso, uma conversa informal a três sobre a relação que estabelecemos com os livros, conduzido por Inês Bernardo e José Mário Silva. No humor, experimente o Tubo de Ensaio, um noticiário em jeito de stand-up, com o Bruno Nogueira e o João Quadros.

Aproveite e conheça o podcast do Impulso Positivo. Todas as semanas temos Conversas de Bem-estar e Longevidade, com Ana Matos e Economia da Longevidade com Ana Sepúlveda. Convidadas inspiradoras e que não pode deixar de ouvir acedendo AQUI.

Visitas a museus gratuitas

Deixamos agora uma sugestão para fazer em família. Através do Google Arts & Culture, de forma completamente gratuita, visite alguns dos museus mais famosos do mundo. No nosso artigo - Que tal ir a um museu a partir do seu sofá? - encontra acesso direto para alguns dos museus. 

Trabalhos manuais

Para animar a tarde dos mais pequenos vá buscar os pincéis e as tintas e deixe o seu pequeno Picasso soltar a sua criatividade. Os trabalhos manuais desenvolvem a concentração, estimulam a criatividade, diminuem o stress e a ansiedade.

Tempo para cozinhar

E esta! Quem diria que cozinhar nos proporcionaria tantos momentos felizes? Para a maioria de nós, até há uns meses, cozinhar era uma grande dor de cabeça. Sobretudo porque era uma correria do trabalho para a escola das crianças para depois vir a tempo de fazer ‘qualquer coisa rápida’ para o jantar. Por estes dias cozinhamos com tempo e com amor. O forno tornou-se o nosso cozinheiro e nós verdadeiros chefs.

 

São apenas algumas sugestões, com as quais esperamos proporcionar-lhe bons momentos, descontraídos e sem stress.

Se gosta mais de ouvir música do que de ler, faça isso! Ouça o álbum completo do seu músico ou banda favorita. Se aquilo de que gosta mesmo é de dançar, afaste os móveis e ligue a música. Somos todos diferentes, com personalidades e gostos distintos. Esta é também uma boa fase para alguma introspeção, para se conhecer melhor, para identificar o que a/o faz feliz.