Sociedade | Apoios a quem precisa em tempos de Covid19

Introduza o seu e-mail

Apoios a quem precisa em tempos de Covid19

24/04/2020 | Sofia Alçada

Iniciativas de ajuda Foto: Unsplah Iniciativas de ajuda Foto: Unsplah

São várias as iniciativas das marcas para dar apoio a quem mais precisa. Conforme o apanhado feito pelo Grace, e partilhados na newsletter desta entidade, aqui ficam algumas das ações que estão a ser feitas:

Apoios dados na área alimentar:

A TAP e a Cateringpor estão a doar mais de 36 mil excedentes alimentares devido a redução na sua atividade, a companhia aérea nacional distribuiu os produtos que não vão ser consumidos a bordo. Neste caso o donativo foi para às instituições que dão apoio a pessoas em situação de sem-abrigo, a pessoas mais velhas e a crianças em risco. Foram assim beneficiadas por esta doação, a CASA – Centro de Apoio aos Sem-abrigo, ao ASASTAP e às Aldeias de Crianças SOS.

A Danone optou por fazer a doação a instituições como o Banco Alimentar Contra a Fome, tendo sido entregue mais de 20.000 kg em produto só no mês passado. Foram também abrangidas na doação outras instituições como a Comunidade Vida e Paz, a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, a Crescer ou a Noor’Fatima, nomeadamente de iogurtes e leites fermentados.

A Fundação Luso, também está a contribuir, com um milhão de garrafas de Água de Luso (0,33l) abrangendo várias instituições e organizações que estão na linha da frente no combate à Covid-19, incluindo hospitais, unidades geridas pela União das Misericórdias Portuguesas, rede Cáritas e famílias carenciadas que receberão este donativo através dos Serviços Sociais de algumas Autarquias.

Coube a Missão Continente, que é parceiro alimentar do Hospital de Campanha do Porto, doar bens alimentares, de higiene, limpeza e ainda consolas e videojogos, para garantir a ocupação de quem tem que ficar em quarentena.

 

Apoio na prevenção e contenção da doença

A área de Manutenção e Engenharia da TAP associou-se à iniciativa da APT3D e, no âmbito do projeto Open Air, produziu mais de mil viseiras para unidades de saúde de todo o país e está a trabalhar na produção e na recuperação de ventiladores.

A Vaca Que Ri doa um dia de produção aos hospitais, aos profissionais de saúde e as populações mais desfavorecidas. Estas doações estão preparadas para ser tanto financeiras como em produto.

O Camião da Esperança, um projeto desenvolvido por marcas como a KPMG, GALP, TVI, Radio Comercial, Unilabs, Mundipharma, entre outros tem a bordo uma equipa de profissionais de saúde que percorre o país, realizando cerca de 100 testes de despiste COVID-19 por dia nas localidades do interior dos pais.

 

Ajudas à economia local

A Preserve.pt, é uma plataforma desenvolvida pelo movimento Tech4Covid que já aqui dêmos noticia, e que envolve particulares e empresas, convidando-os a apoiarem os seus locais preferidos, desde cafés, restaurantes, discotecas, museus, cabeleireiros, etc, adquirindo vouchers para utilizarem no futuro (com um prazo de 24 meses). Desta forma estará a garantir apoio a economia local, que tanto necessita.

Estas são assim algumas das iniciativas na área das marcas e empresas que se unem para fazer face a esta época de tanta necessidade de apoio as pessoas mais carenciadas.