Introduza o seu e-mail
A Feira do Livro do Porto é um dos momentos altos da agenda cultural da cidade e, em 2022, regressa ao seu lugar de eleição: os Jardins do Palácio de Cristal, sem qualquer restrição de lotação.
Estão previstos 84 expositores (entre livreiros e alfarrabistas), 126 pavilhões, 22 concertos, atividades infantojuvenis, sessões de cinema, entre outras atividades.
Em 2022, a Feira do Livro do Porto decorre sob o mote da “produção poética” e com a evocação e homenagem à obra da poeta Ana Luísa Amaral. Outra figura em destaque será o poeta e ensaísta Manuel Gusmão e que terá uma exposição na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Por ocasião da apresentação do evento, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, sublinhou a resiliência e a importância do evento: “resistimos a dois anos de pandemia. Este será um regresso à nossa normalidade, espero que as pessoas possam aderir”. Na mesma ocasião, o autarca referiu que esta “é uma oportunidade para os livreiros e alfarrabistas promoverem o que estão a produzir. Editar livros é um ato de heroísmo. Espero que as pessoas venham.”.
Também o cinema ganha palco, com o apoio do Cineclube do Porto, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett. Acrescem dois programas de lições - “O Sentido da vida é só cantar”, dedicado à poesia, e “Escrever brasileiro em língua minha” com a evocação dos 200 anos da independência do Brasil, são outros destaques da feira, que oferece cerca de uma centena de atividades culturais.
A Feira do Livro do Porto, organizada pela Câmara Municipal, decorre até dia 11 de setembro, em simultâneo com o evento de Lisboa. Conheça a programação da Feira do Livro de Lisboa no nosso artigo "Feira do Livro de Lisboa com novo conceito já em agosto".
De norte a sul do país, o convite é à leitura. Sobre os benefícios da leitura para o nosso bem-estar, não deixe de ler o nosso artigo "Biblioterapia: ler é o melhor remédio".