Saúde e Bem Estar | Hábitos saudáveis para maior longevidade

Introduza o seu e-mail

Hábitos saudáveis para maior longevidade

27/03/2020 | Sofia Alçada

Maior longevidade com hábitos saudáveis Maior longevidade com hábitos saudáveis

Parte do segredo para uma maior e melhor longevidade, como já sabemos, passa por termos uma alimentação com alimentos da época, com muitas verduras, legumes e frutas. Mas há mais.

Assim segundo o estudo, se considerarmos por exemplo o caso dos homens, com a criação de uma rotina com uma dieta alimentar cuidada que inclua legumes, verduras e frutas, acompanhada de exercícios regulares bem como sem fumar, poderá ter um impacto de aumentar até 7 anos de vida sem doenças. E no caso das mulheres, este número poderá ser amplificado até aos 10 anos de vida, se efetivamente tiverem na sua rotina diária, incorporados estes hábitos saudáveis.

Para a base deste estudo foi feito um levantamento sobre 2 bases de dados, uma americana e outra britânica. Destas bases foram observadas cerca de 111 mil pessoas durante duas décadas.

Bons hábitos são necessários para maior longevidade

Segundo os dados da OMS, 50% dos cancros podem ser evitados. É realmente uma grande percentagem. Por isso, os oncologistas destacam a importância de adquirir bons hábitos de vida se quer viver mais e melhor. E esses hábitos passam por práticas simples como:

- Evitar o consumo de cigarros

- Evitar o consumo excessivo de álcool

- Manter uma alimentação saudável

- Prática diária de exercícios.

Melhor Longevidade? Deixe de fumar

Só o cigarro é responsável por 21% dos cancros do mundo. Não têm só implicações no caso dos cancros de pulmão. Há indícios que cerca de metade das pessoas que fumam morre de uma doença relacionada com esse hábito. Portanto, parar de fumar é uma decisão que deve tomar para melhorar a sua qualidade de vida no futuro e a sua longevidade, diminuindo os riscos de doença. Mas essa não é uma novidade, certo?

Cuidado com a exposição ao Sol

Outro aspecto importante tem a ver com o sol e a sua excessiva exposição. Sabemos da importância de apanharmos sol para nos mantermos saudáveis, mas deveremos ter cuidado com os horários (não apanhar sol entre as 10h e as 17h) assim como as horas excessivas a que muitas vezes estamos expostos.

O conselho é usar sempre alguma proteção como um chapéu, roupa e protetores solares. O risco da excessiva exposição põe-se com o aparecimento dos cancros de pele e outros melanomas. São já quase 1 milhão de casos que acontecem ao longo de apenas 1 ano. Portanto, proteja-se.  

Envelhecimento ativo: Prática de exercício regular

A pratica de atividade física é outro hábito a não descurar. Ajuda a prevenir o sedentarismo. Nos EUA, 60% dos adultos não são ativos, não tendo por hábito a prática de atividade física e 25% destes são completamente sedentários. É muito importante para a nossa longevidade com qualidade e saúde, estimular a atividade física regular. Poderá fazer 30 minutos por dia, cinco vezes por semana. É o essencial para a prevenção.

O sedentarismo está relacionado com uma série de cancros, como o do colón, pâncreas, fígado, estômago ou mama. Por outro lado, a obesidade está ligada a alguns cancros como o dos ovários, pâncreas e mama.

Alimentação para maior longevidade

A dieta saudável, composto por alimentos não processados, como verduras, legumes e frutas. Evite as carnes vermelhas, fritos e alimentos fumados

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas está relacionado ao aumento de vários tumores. O que é recomendado é o consumo de no máximo 10 gramas de álcool por dia. O excesso no consumo do alcool aumenta o risco de cancro de esôfago, laringe e mama.

Cuidado que um copo de vinho tem cerca de 11g de álcool. Uma lata de cerveja, 17g de álcool.

Nunca é demais relembrarmos a importância dos bons hábitos de vida. Para uma longevidade com qualidade, não se esqueça: Coma alimentos frescos e de época, com cores bonitas e vibrantes. Pratique exercício, pelo menos 30 minutos. Pode ser simplesmente caminhar.  E… não fume.