Iris Apfel. 100 anos de muito estilo | Jovens para sempre

Introduza o seu e-mail

Iris Apfel. 100 anos de muito estilo

04/09/2021 | Fernanda Cerqueira

A empresária e designer conta com quase dois milhões de seguidores só no Instagram. Foto: Iris Apfel A empresária e designer conta com quase dois milhões de seguidores só no Instagram. Foto: Iris Apfel

«Não é todos dias que se faz 100 anos... Que as comemorações comecem!!!!». Foi assim que a icónica e irreverente Iris Apfel assinalou o seu aniversário nas redes sociais. Facebook e Instagram inundaram-se de comentários a felicitar aquela cujo lema é "mais é mais e menos é aborrecido".

Iris Barrel nasceu no dia 29 de agosto de 1921 em Astoria, Queens, Nova Iorque. Estudou História da Arte na Universidade de Nova Iorque e frequentou a Escola de Arte da Universidade do Wisconsin. Trabalhou na publicação Women’s Wear Daily e foi assistente do ilustrador Robert Goodman. Trabalhou também para a designer de interiores Elinor Johnson.

Em 1948 casou-se com Carl Apfel e adotou o apelido do marido. Dois anos depois, fundaram a empresa de texteis Old World Weavers.

Ao longo da carreira, Iris Apfel participou em diversos projetos de reforma, incluindo na Casa Branca para nove presidentes diferentes: Harry S. Truman, Dwight D. Eisenhower, John F. Kennedy, Lyndon B. Johnson, Richard Nixon, Gerald Ford, Jimmy Carter, Ronald Reagan e Bill Clinton.

Apaixonada por cores e texturas únicas, os artigos de moda que usava nas festas dos seus clientes e amigos nos Estados Unidos tornaram-se uma imagem de marca.

O seu estilo foi de tal forma impactante que o Metropolitam Museum of Art (MET) realizou uma exposição sobre a sua carreira em 2005. Nove anos depois foi realizado um documentário sobre a sua vida, disponível na plataforma de streaming Amazon Prime. Em 2018, a Mattel homenageou-a com uma boneca Barbie criada à sua imagem. E em 2019 tornou-se a pessoa mais velha de sempre a assinar contrato com a IMG Models, uma das maiores agências de modelos do mundo.

Uma vida inspiradora. Os nossos parabéns Iris Apfel!

Fonte: Iris Apfel. O centenário da mulher que prova que o estilo não tem idade, da revista Activa.