Luvas para rastreio do cancro da mama | Inovação

Introduza o seu e-mail

Luvas para rastreio do cancro da mama

09/12/2021 | Sofia Alçada

Glooma - luvas com sensores para deteção cancro de mama Fonte: Glooma Glooma - luvas com sensores para deteção cancro de mama Fonte: Glooma

Segundo a referencia no site da Supertoast da Fabernovel, a startup portuguesa Glooma desenvolveu umas luvas inteligentes que permitem a deteção precoce de cancro da mama através da elaboração de autoexames de palpação que podem ser realizados em casa. 

As SenseGloves: Monitorização do cancro da mama

As luvas chamam-se SenseGloves e têm sensores que permitem monitorizar e detetar se existe alguma anomalia através da análise à textura do tecido mamário. 

Em apenas 3 minutos, o autoexame pode ser feito e os resultados são apresentados numa aplicação, de uma forma simples e fácil de interpretar. Se por acaso for detetada alguma alteração fora do normal, a aplicação recomenda a marcação de uma consulta de rastreio. 

Outra funcionalidade importante é o aviso através do envio de notificações, quando está na hora de fazer um novo auto-exame. Para além disso, podemos guardar na aplicação todo o histórico dos exames realizados permitindo ver a evolução caso haja necessidade.

As SenseGloves estão ainda em fase de protótipo, mas já é possível comprá-las, por 45 euros. 

Quanto às entregas, só em outubro de 2022, altura em que serão entregues as 100 primeiras luvas.

Para saber mais, veja este vídeo.

Outras inovações portuguesas, neste caso para quem tem mobilidade reduzida nas mãos:

https://impulsopositivo.com/mobilidade-reduzida-nas-maos/

 

Fonte: Fabernovel