Introduza o seu e-mail
Penelope, 67 anos, joga Roblox com os seus netos que moram fora do país. Estes são apenas alguns exemplos das muitas maneiras pelas quais podemos diminuir a distância, mantendo a ligação, utilizando os jogos.
Durante a pandemia, os jogos não eram apenas espaços para a criatividade quotidiana e alfabetização informal, mas uma maneira de socializar e manter a forma – tanto mental quanto fisicamente. Foi de tal forma que, em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o poder de comunicação para além de social dos jogos e da sua contribuição para o bem-estar.
Normalmente não associamos aos jogos online, a população de maior idade. O que é cada vez menos uma realidade. Os jogos na verdade podem ser usados para fortalecer o envelhecimento criando pontes entre as gerações – e até mesmo melhorar nosso relacionamento com os animais. Vamos ver como.
Os adultos mais velhos são uma das faixas mais divergentes de utilizadores de tecnologia. Encontramos vários níveis, desde os inovadores “surfistas prateados” até aqueles que têm pouca experiência ou pouca confiança na sua utilização.
Neste Relatório de Envelhecimento, são indicados oito atributos para envelhecer bem:
positividade,
propósito,
respeito,
conexão social,
manter-se ativo num mundo em mudança,
segurança financeira/pessoal,
autonomia de saúde
mobilidade.
Muitos desses atributos podem ser trabalhados por meio de jogos e outras atividades lúdicas.
Num estudo realizado na Austrália sobre as práticas de jogos para dispositivos móveis, foram encontradas várias maneiras pelas quais os jogos oferecem formatos de socialização e criatividade entre gerações.
Jogos de palavras como Scrabble e Wordle foram implantados para adicionar dimensões lúdicas e sociais à vida das pessoas:
irmãos adultos mais velhos a jogar online todos os dias
avós a brincar com netos que vivem distantes.
As apps de jogos como Pokémon Go, é outro bom exemplo, cujo objetivo é o de motivar os adultos mais velhos a se exercitarem e socializarem.
Em países tão distintos como Japão e Espanha, o poder do Pokémon Go aprimorou várias dimensões da vida cotidiana – desde a mobilidade à descoberta de bairros locais.
Na pesquisa realizada, foram acompanhados e entrevistados jogadores adultos mais velhos em Espanha, sobre o uso de Pokémon Go. Perseguir Pokémons era claramente uma questão intergeracional e de sociabilidade. O jogo fez tanto sucesso na reabilitação de idosos por tornar o exercício divertido e social que os assistentes sociais passaram a prescrever como parte de seus planos de saúde.
Há um crescente corpo de pesquisas sobre jogos para trabalhar os laços intergeracionais.
Mas o papel dos jogos pode ir ainda mais além. Podem servir para melhorar os nossos relacionamentos com os animais que desempenham um papel essencial sendo uma importante companhia e ajuda no processo mais ativo de socialização e de mobilidade
Durante os bloqueios sentidos na pandemia, a Cherished Pet Foundation de Melbourne testou diferentes técnicas para apoiar a sua comunidade – incluindo o uso de jogos.
Pet Playing for Placemaking (co-projetado por Jacob Sheahan) convidou os donos de animais de estimação mais velhos e membros da comunidade local para se juntarem e competirem num jogo de caça ao tesouro. Os donos de animais de estimação com mobilidade limitada e vulneráveis ao vírus, completaram quebra-cabeças digitais que revelam locais onde o seu parceiro de jogo (normalmente um voluntário ou vizinho) podia passear com o seu animal de estimação e descobrir mais desafios que levavam a outros lugares.
Os participantes relataram que o jogo era uma maneira divertida de se ligarem com o seu bairro e a sua comunidade – para além de manter os seus animais de estimação felizes.
Envelhecer bem tem a ver com caminhos positivos e empoderadores nos domínios emocional, físico e mental.
Isso pode assumir muitas formas:
ligações sociais,
relacionamentos respeitosos,
exercícios regulares e mobilidade.
Os jogos podem desempenhar um papel ativo no fortalecimento do envelhecimento.
Embora a pandemia tenha exposto barreiras para o bom envelhecimento, também criou algumas oportunidades. Talvez todos nós precisamos brincar mais para podermos chegar a um bom envelhecimento.
Preparados? Vamos jogar?
Fonte: www.seniorsonline.vic.gov.au