Introduza o seu e-mail
Diz a sabedoria popular que “a necessidade aguça o engenho”. E em tempos de pandemia os portugueses arregaçaram as mangas e puseram-se ao trabalho.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) identificou, em todo o mundo, 306 projetos diferenciadores que pretendem fazer face à pandemia e Portugal surge na liderança, com 35 projetos.
A listagem dos projetos portugueses espelha não só o envolvimento do Governo, mas também de diversas camadas da sociedade civil.
Entre os vários projetos encontra-se o site do Governo – ESTAMOS ON – que agrega a informação mais relevante no contexto da resposta nacional no combate à pandemia Covid-19.
Neste site é possível encontrar toda a legislação relevante, cuja interpretação é apoiada por secções de perguntas e respostas. Foram aqui explicadas as regras do Estado de Emergência, bem como, mais recentemente, as regras do Estado de Calamidade. Mas há também várias outras secções dedicadas aos empregadores e aos trabalhadores, às escolas e aos serviços públicos, numa abordagem 360º aos vários quadrantes sociais.
O número de projetos continua a aumentar todos os dias. Pode consultar os vários projetos, nacionais e estrangeiros, AQUI.
Na última semana foram convidadas do Posdcast do Impulso Positivo Elsa Mourão, da Linque, e Susana Dagot, da Amara, ambas coordenadoras de projetos de apoio à população maior e aos seus cuidadores.
"Amadora Compassiva", "Amara", "Projeto Escuta" e "Caminhemos Juntos" são quatro projetos de responsabilidade social, dedicados ao apoio aos nossos seniores e que enfretam hoje um desafio acrescido com a doença Covid-19.
Aceite o nosso convite e fique connosco mais um momento para ouvir o Podcast do Impulso Positivo "Conversas com especialistas - Projetos Compassivos na era do Covid-19". Ou para ler o artigo "Caminhemos Juntos e Escuta: dois projetos de apoio a quem precisa".
Iniciativas que nos enchem de orgulho como sociedade!