Introduza o seu e-mail
Não é novidade que a atividade física regular é essencial ao nosso bem-estar físico e mental. O que poderá surpreender, alguns de nós, são os muitos benefícios de uma simples caminhada.
Caminhar tem impacto positivo no cérebro, no coração, diabetes, asma, dores nas costas e doenças nas articulações. Em maior detalhe, fique a par de todos os benefícios no nosso artigo “Vamos caminhar? Por mais saúde e bem-estar”.
Menos conhecidos são os benefícios da caminhada sensorial, ainda que muitos de nós a pratiquem de forma quase inconsciente.
Recorde a última vez que caminhou à beira-mar e a forma como se deixou embrenhar nos seus pensamentos, profundamente, através dos sentidos. Isto é uma caminhada sensorial!
Através da audição desfrutamos do som do mar, das ondas que rebentam na areia, um som que acalma, que relaxa os sentidos. Através do olfato invade-nos o cheiro do mar. O que motiva respirações mais profundas, melhor oxigenação e um efeito tranquilizante. Caminhamos descalços, através do contacto, do tato sentimos os grãos de areia.
Esta ligação pelos sentidos permite-nos mais tarde, em outro lugar, totalmente diferente, visualizar este momento, vezes sem contas, transportando para outro momento e para outro lugar a energia e o bem-estar vivenciados naquele momento.
Para saber mais e compreender todos os benefícios da caminha sensorial não deixe de ouvir o Podcast "Regresso das férias…" com Ana Matos, convidada do Impulso Positivo na rubrica "Conversas de Bem-Estar e Longevidade".