Introduza o seu e-mail
Sim, cuido da minha mãe (pai, avó, tia, tio, etc...).
E como é isso de cuidar da sua mãe?
Oh é maravilhoso poder ajudar alguém que precisa de nós, bla, bla, bla...
E não lhe custa? Às vezes não fica cansada?
... (silêncio)... um pouco, às vezes, mas tem de ser...
E cuida de mais alguém?
Não, não, não consigo...
E quem cuida de si?
... (silêncio)... (silêncio)... (mais silêncio e olhos húmidos)...
Eu também sou cuidadora e muitas vezes sinto-me assoberbada... não sei o que fazer, apetece-me ir para casa, às vezes chorar e meter-me na cama e ficar ali, no silêncio e apenas dormir muito tempo... Gostava de ter alguém a quem pudesse contar o que vi e ouvi... coisas que me pesam e com as quais não sei lidar, não sei o que fazer... preciso de ajuda... Como não quero sobrecarregar os outros com estes problemas, sozinha comecei a perceber que há pequenas coisas que me fazem bem, como se fossem "mimos" para mim mesma! Tomar um duche quentinho, fazer uma caminhada a ouvir música, olhar para as nuvens no céu...
Nunca aprendemos que para cuidarmos de alguém precisamos primeiro de aprender a cuidar de nós. Este é só o primeiro e mais importante passo, tudo o resto vem a seguir.
Vamos cuidar de nós para podermos cuidar melhor dos nossos Maiores! ❤
A Lulu e os Maiores surgiu depois da experiencia de cuidar da Lulu. E apesar do amor que sentia e da maior das boas vontades fui muitas vezes impaciente, e por não compreender aquilo que a Lulu passava e sentia. Cometi muitos erros. E quis aprender a cuidar melhor.
A Lulu e os Maiores tem assim como objetivo melhorar o bem-estar das pessoas Maiores – pessoas mais velhas, seniores, idosos – e também dos seus cuidadores – profissionais (formais) ou informais – através de formação orientada para o aumento de competências e com vista à qualidade de vida e humanização dos cuidados.
Para mais informação sobre as nossas formações para cuidadores contacte-nos
Interessado no tema dos cuidadores? Saiba mais sobre:
- os direitos e deveres dos cuidadores ou acerca do direito a cuidar.
- O que é preciso para ser cuidador?