Jovens para sempre | Gémeas inglesas centenárias revelam segredo para a longevidade

Introduza o seu e-mail

Gémeas inglesas centenárias revelam segredo para a longevidade

21/09/2020 | Sofia Alçada

Gémeas centenárias e o segredo da longevidade - Foto: artigo Jornal Independent Gémeas centenárias e o segredo da longevidade - Foto: artigo Jornal Independent

Com o confinamento, as duas irmãs Dorothy Sivyer e Kathleen Whitehead decidiram viver juntas e assim completaram o seu centenário no passado mês de Agosto. São as gémeas verdadeiras mais longevas de Inglaterra, como refere o jornal Independent

Leia também A ilha grega do centenários

“Ninguém na nossa família chegou a uma idade como a nossa”

De acordo com as centenárias, que se autointitulam de “Twinnies”, o segredo da longevidade está num equilíbrio moderado de consumo de vinho e chocolate. E não só!

Nascidas no ano de 1920, tinham cerca de 19 anos quando a Segunda Guerra Mundial começou.

Nessa altura, Kathleen, a gémea mais velha, por uns escassos minutos, trabalhou como operadora de radar, enquanto a sua irmã Dorothy foi radiologista num hospital em Londres e mais tarde em Winchester.

A irmã mais velha, apesar de ter ficado noiva, acabou por nunca casar nem ter filhos. Enquanto Dorothy é atualmente viúva, com três filhos, seis netos e já oito bisnetos.

A sua filha Margareth, hoje com 74 anos, refere-se à mãe como uma mulher de “mente matemática brilhante”, contando que aos 80 anos, a sua mãe usava as tecnologias para comunicar com a família, nomeadamente através do Skype e de mensagens de e-mail sem qualquer constrangimento.

Apesar de terem personalidades e histórias muito diferentes, as “Twinnies”, dizem que nunca discutiram ou se zangaram.

“Sempre nos demos muito bem sem termos qualquer tipo de discussões ou zangas. Refere Kathleen. “Compramos as mesmas coisas e partilhamos tudo. Mesmo quando estamos separadas por muitos kms, temos tendência a fazer as mesmas coisas e comprar as mesmas carteiras”

 Dorothy acrescenta: “Um dia, eu comprei um par de sapatos e a minha irmã comprou o mesmo par mas em outra cor.”

“Nós não somos amigas. Somos bem mais do que isso. Verdadeiras irmãs, muito chegadas. Somos hoje e sempre fomos ao longo da vida.

O segredo da longevidade:

As gémeas referem que o segredo para a vida longa e feliz, está em balancear o vinho e o chocolate com

  • uma comida saudável,
  • a prática de exercícios e
  • os amigos – um grande grupo de amigas.

“Costumava ir de bicicleta todos os dias para o hospital e nos continuamos a fazer uma caminhada alguns dias por semana quando a vida nos permite (referindo-se a questão do confinamento). Refere Dorothy. “Tenho muitas e boas amigas. E costumo jogar cartas com algumas delas.”

Kathleen reforça, dizendo: “Nós sempre fomos ativas – andamos de bicicleta, caminhamos bastante. Apesar de por vezes comermos comida menos saudável, também nos preocupamos em comer bem. Nunca fumamos mas gostamos de beber um copo de vinho de tempos a tempos. “

Laia também : As Blue Zones - segredo para chegar aos 100 anos