Saúde e Bem Estar | Nozes para um envelhecimento saudável

Introduza o seu e-mail

Nozes para um envelhecimento saudável

09/03/2020 | Sofia Alçada

Coma nozes para um envelhecimento saudável - foto: Unsplash Coma nozes para um envelhecimento saudável - foto: Unsplash

Este foi o resultado de um estudo publicado no Journal of Aging Research que acompanhou durante um período de cerca de 4 anos os hábitos de consumo de 34 mil mulheres compreendidas entre os 50 e os 60 anos

Como introduzir as nozes na minha dieta alimentar?

Basta apenas tomar 30 gramas duas vezes por semana que poderá fazer toda a diferença na hora de prevenir perdas de memória ou de melhorar a nossa longevidade promovendo um envelhecimento mais saudável e positivo.

As nozes e o envelhecimento: Como foi feito o estudo

Foram acompanhadas as dietas alimentares e os estilos de vida praticados por cerca de 34 mil mulheres em idades compreendidas entre os 50 e os 60 anos. Assim, no período de 4 anos em que decorreu o estudo, as inquiridas explicaram como viviam, que tipo de atividade física faziam qual o seu quadro de doenças e como estava a sua memória. Assim as inquiridas foram divididas em 2 grupos – as que tinham um envelhecimento saudável e as que tinham um envelhecimento normal, ficando no primeiro grupo as que estavam de boa saúde mental e sem doenças cronicas ou problemas de memória. Do estudo, os investigadores perceberam ao inquirir acerca dos hábitos alimentares, que no grupo com melhor envelhecimento, havia em comum que 16% das mulheres comiam nozes com regularidade.

Qual o benefícios das nozes?

As nozes são sem dúvida um alimento de grande importância pelas suas características e propriedades oleaginosas, contendo Omega 3, fibras, antioxidantes, são ainda ricas em ácidos gordos naturais, vitamina e sais minerais, com bons efeitos para o sistema cardiovascular, o nosso cérebro e para além disso, tem ainda um bom impacto nos nossos intestinos.

Para além das nozes, há outros benefícios no consumo de outros frutos secos.

Convencido? Que tal introduzir, se ainda não o faz, as nozes na sua dieta alimentar para uma melhor longevidade?