Sociedade | Alimentação japonesa é chave para uma vida longa

Introduza o seu e-mail

Alimentação japonesa é chave para uma vida longa

30/09/2020 | Sofia Alçada

Comida japonesa e a longevidade - Foto: Unsplash Comida japonesa e a longevidade - Foto: Unsplash

Conforme dados da OMS (organização mundial da saúde) e a ONU (organização das nações unidas) o Japão é o país com maior taxa de longevidade. Cada japonês pode esperar viver até os 84,1 anos. E outro dado interessante é que, em cada 100 mil habitantes, 48 destes ultrapassam a esperança média de vida, atingindo os 100 anos de idade.

Assim, o Japão é o pais por excelência para onde se olha, quando o tema é longevidade. E uma das principais justificações para este fenómeno poderá estar associado à alimentação, segundo o investigador Walter Willett

comida japonesa é muito mais do que apenas o famoso Sushi e Sashimi tão popular entre nós. Existem muitos outros alimentos como frutos-do-mar, vegetais, soja e produtos relacionados, como molho de soja, arroz e sopa de misso que podem explicar o tema da maior longevidade.

Em geral, as comidas japonesas envolvem alimentos cozidos com moderação, além de empregarem muitos legumes e verduras.

"A comida japonesa tem benefícios nutricionais balanceados e a dieta da população tem melhorado de acordo com o desenvolvimento econômico ao longo das décadas', refere Kenji Shibuya, da Universidade de Tóquio, Japão.

 

Medidas com forte peso na longevidade para além da alimentação

Segundo Kenji Shibuya, esta elevada expectativa de vida à nascença do japão registada atualmente é fruto de grandes mutações na sociedade e no país, e não tem a ver apenas com a alimentação.

''Isso foi um dos principais impulsionadores do aumento sustentado da longevidade japonesa depois de meados dos anos 1960'', refere. Mas acrescenta que ''o controle da pressão arterial através de campanhas de sensibilização, com a redução do consumo de sal, e uma maior utilização de tecnologias de custo-benefício para a saúde, como medicamentos anti-hipertensivos com cobertura universal do seguro de saúde' são as causas apontadas por este professor que se conjugam com a influência do tipo de alimentação local.

Veja também alguns artigos que publicamos sobre a longevidade no Japão e alguns fatores adicionais.